• Gabi Gobo

E quando o potro nascer?

Tá com um potrinho novo? Separei algumas informações que é importante você saber! 1. Meu deus, não nasce NUNCA! Acalme seu coração que uma hora nasce siim!! A gestação dos equinos dura 11 meses, porém, na biologia NADA é exato, então pode atrasar ou adiantar, é natural. É importante que você acompanhe a gestação, juntamente com um veterinário para se certificar que tudo vai bem, com o potro e com a égua. Deixe a natureza acontecer!

Claro que existem suas exceções e partos que podem dar algum tipo de problema, portanto, fique atento, tenha marcado as datas e o número do veterinário e do caminhão para o frete praticamente decorados, pois caso seja necessário, é só correr. 


2.Finalmente nasceu, e agora? Agora é hora de você ficar de olho, mas não tanto! É importante ter certeza de que o potro está conseguindo mamar, pois o colostro é essencial para seu desenvolvimento imunológico. Também ver se ele é fisicamente perfeito e desenvolvido e depois disso, a mãe da conta do recado. Existem algumas técnicas de aproximação com o potro que facilitam o manejo e deixam ele mais calmo, porém, é importantíssimo fazê-lo com bastante segurança, conhecimento das técnicas e, se possível, acompanhado de um profissional, para que dessa forma nem a égua ou o potro sejam prejudicados. 


Ah, separa um cantinho da sua propriedade que tenha pelo menos um telhado para que eles fiquem protegidos do sereno e da chuva. ( Aliás, com qualquer cavalo MAS, ele é um bebe, lembra?)


3. Mas e a alimentação? Nos primeiro meses esse potro vai se alimentar exclusivamente do leite da mãe, sendo assim, é muito importante adequar a dieta da mãe ao período em questão, sempre balanceada e pensando sempre na nutrição Ideal.  Vale lembrar que esse cuidado com a saúde e alimentação da égua deve acontecer desde o primeiro dia de gestação para que ela não sofra e tenha os nutrientes necessários para ela e para o filhote. 


Depois desse período, o potro vai começar a se alimentar com um pouco do capim que sua mãe estará comendo, por curiosidade e dessa forma, o alimento será introduzido em sua dieta e por fim, também chegará o momento de fazer a desmama e fornecer o volumoso e concentrado para o potro. ( Não qualquer um ok? Sempre a ração ideal para cada tipo de cavalo).

E ai, como saber qual o momento certo? É legal sempre avaliar o desenvolvimento do potro, seu peso, altura, apatia, entre outros estímulos e claro, sempre consultar o veterinário responsável para acompanhar esse processo gradativo e lento de transição. Como em qualquer espécie, a má alimentação pode comprometer tecidos e até o desenvolvimento do sistema nervoso e, é imprescindível se atentar a vacinação, vermifugação e tudo que garanta a saúde total do potro antes de separá-lo de sua mãe pois nesse período, sua imunidade tende a cair. 


Foi só um resuminho simples do que acontece quando você tem um potro, pois esse é um processo lento e delicado, que requer paciência e atenção afinal, o bem estar desses animais deve ser sempre colocado em primeiro lugar! Um super beijo, Gabi Gobo. 


#cavalos #horse #potro #jeitodecowboy

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • TikTok
  • Pinterest - Black Circle

© 2018 | Jeito de Cowboy por Gabi Gobo