• Gabi Gobo

Isfriô né? Dicas para cuidar do seu cavalo no Frio.

Pelo visto o frio vai chegar com tudo e nessa época, não é só você que precisa de cuidados, mas seu cavalo também! No post de hoje vou deixar alguma dicas importantes que vão te ajudar nesse inverno e, seu cavalo agradece ;)


Flicka arrasando de Cachecol!

1. Cama quentinha, quem não gosta?

Manter a higiene na baia do seu cavalo é primordial e essencial no ano todo, porém, quanto mais seca ela estiver no inverno, melhor! Dessa forma, sem umidade, o cavalo pode aproveitar melhor a sua “cama” e manter a sua temperatura corpórea de maneira mais eficaz, além disso, é sempre bom ficar de olho nas correntes de vento, deixar seu cavalo abrigado e protegido do sereno e chuva, mesmo aqueles que vivem no pasto ou em piquetes.



2. Aquecer é primordial

Ao montar o cavalo, logo depois de tirá-lo da cocheira, qual a primeira coisa que você faz? Se a resposta foi: Saio galopando ou também marchando PELO AMOR DE DEUS, pare já coleguinha! Assim como você, seu cavalo precisa de alongamento e também aquecer o corpo então, a melhor pedida seria sair dando passo, bem tranquilamente, ate o momento que o seu corpo e o dele estarão aquecidos. Essa dica vale não só para os dias frios, ok?



3. Tem que beber água SIM!

Para o cavalo o consumo de água é essencial e ajuda a prevenir inclusive quadro de cólica, porém, em dias de baixas temperaturas, o cavalo reduz de forma significativa o consumo e isso pode ser perigoso. Uma alternativa é tentar aquecer água de alguma forma, ainda que seja com a colaboração do sol durante o dia ( AVÁ LYNDA, achei que tinha sol a noite!!) e durante a noite, oferecer algumas gramas de sal mineral, estimulando assim o consumo de água.

4. No inverno a gente come mais!

E se a gente come mais para aquecer o corpo e fazer essa troca de calor, com seu cavalinho não vai ser diferente meu bem!! Invista em ração com maior nível de energia e feno à vontade como deve ser, principalmente se o ritmo de exercício continuar o mesmo. Independente da temperatura, deve sempre existir um equilíbrio.


5. BANHO NO INVERNO, NUNCA!

AÍ eu te pergunto, e se o seu cavalo estivesse selvagem, na natureza e chovesse em um dia frio? Ele ia derreter com a água? Claro que não! Esse é um grande tabu que a gente escuta todo mundo falar... Já conversei com alguns veterinários sobre o assunto e a minha opinião é a seguinte: Tudo que é extremo é prejudicial, portanto, se você foi cavalgar a noite, voltou com seu cavalo fervendo de suor, pra que vai dar um banho gelado? Bate uma água só pra tirar o excesso de suor, um “meio banho” ou ainda, deixa pra banhar na manhã seguinte. Tudo depende da situação em que se encontra, só não sou a favor do radicalismo então, se o cavalo estiver em condições precárias e o banho for mesmo necessário, é só esperar o corpo do animal esfriar, bater a água primeiramente nas pernas e depois no restante do corpo, não deixando nunca acontecer o choque térmico que, aí sim, é muito perigoso para o animal e evitar que fique molhado a noite toda.


Essas cinco dicas são básicas porém, você pode colocar uma capa e protetores no seu cavalo para aquecer ainda mais (tem umas bem lindas só vai depender do seu cavalo aceitar kk) e claro, se atentar a vacinação e a saúde, pois nesse período doenças respiratórias, assim como para os humanos, se agravam.



Então, nesse friozinho, não vai esquecer de cuidar também do seu cavalo, combinado? Aliás, se você tiver alguma dica que também coloca em prática no inverno, me conta aqui nos comentários.

Um Super Beijo, Gabi Gobo.


#cavalo #horse #frio #inverno #cuidados #jeitodecowboy

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • TikTok
  • Pinterest - Black Circle

© 2018 | Jeito de Cowboy por Gabi Gobo