• Gabi Gobo

Minha égua emagreceu, e agora?

Desde que a Dona Flicka mudou la pra casa muita coisa mudou!


Flicka sempre fui uma égua bem “sedentária” eu diria... ficava a maior parte do tempo na baia e quando soltávamos no piquete logo ia para a porteira e ficava “sapateando”, dando sinais que já estava entediada de ficar ali. Quando levei para o sítio onde eu moro a coisa mudou de figura, ela dá coice e manotadas mas para ficar solta e, no primeiro dia agradeci por ter feito uma cocheira forte, pois madeira fraca não aguentaria ela não...

Obviamente isso se deu pelo tanto de informação que no sítio ela tinha pra ver, além de todos os outros animais para interagir e também a falta, pelos animais que ela já era “madrinhada”.

Flicka na Romaria feminina de 2017

Nós mantivemos a mesma dieta, ou seja, a mesma quantidade de feno e ração, e meu pai incluiu o capim verdinho, que é a atual paixão da vida dela kk, além da cenoura e maçã que são mimos da minha mãe kk ( sim, ela continua sendo mais mimada do que nunca).

Porém, no meio de tudo isso, ela emagreceu bastante e aí, a conta não fechava!! Porque ela estava comendo mais do que o comum e perdendo peso...

A conclusão foi simples: Hoje a Flicka já não é mais sedentária e ama se exercitar, gosta de ficar correndo no piquete, vendo o movimento todo, a natureza de um cavalo “normal”. Dessa forma tivemos que aumentar a quantidade do trato e agora estamos numa fase e adaptação do manejo.



Romaria Feminina de 2018

Falando assim até parece que ela está doente e desnutrida mas não, calma pessoal, não quero assustar vocês (até porque, as fotos mostram o contrário), ela estava muito obesa e hoje com um porte “OK”, ná útilma foto está mais perceptível o peito a garupa "mais finos".


Resolvi compartilhar isso por aqui porque acho importantíssimo aceitar que mudanças acontecem e são necessárias e que, assim como eu, você também pode estar passando isso com o seu cavalo e não sabe o motivo ou que fazer para mudar. - Eu confesso que fiquei doida da vida e não queria admitir que ela tinha mudado, me senti muito culpada pelo ocorrido até compreender que é natural e durante um período de adaptação é comum perder peso!

É importante salientar que o cuidado com a saúde do seu animal é primordial e ele é o que come, ou seja, você deve sempre se preocupar e garantir uma dieta equilibrada, regrada e nutritiva, além disso, fazer a vermifugação correta e, se for o caso, introduzir suplementação pode ser uma boa saída.

Volto com mais novidades e se Deus quiser, com a Flicka mais “gordinha”.

Um Super Beijo, Gabi Gobo.


#FlickadoDiamante #egua #CuidadoAnimal #ManejoEquestre #JeitodeCowboy

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • TikTok
  • Pinterest - Black Circle

© 2018 | Jeito de Cowboy por Gabi Gobo