• Gabi Gobo

Por que ter a postura correta na hora de montar o seu cavalo?


Um dia desses participei de um curso de Doma e um dos assuntos abordados foi a postura do Cavaleiro e de que maneira ela influencia o animal, seja de forma positiva ou negativa.

O que muita gente não sabe ou, na hora de montar seu cavalo não se lembra é que, a posição do cavaleiro influencia diretamente na coluna do animal e, por consequência, no seu equilíbrio e dor!

É importantíssimo ressaltar que o cavaleiro deve ser uma espécie de “continuação” do cavalo e proporcionar para o animal o máximo de conforto e estabilidade possível. Sendo assim, você deve se preocupar com os seguintes pontos:

1. Colocar a sela no local correto!

Pode parecer bobo mas não é – Na realidade, muita gente coloca o arreio ou muito para frente, subindo na cernelha ou muito para trás e, nas duas situações, a coluna do animal é a principal área prejudicada.

Sendo assim, olhe para o animal e encontre o ponto de apoio ideal, alinhando os membros aos estribos e assim, você estará contribuindo e muito com a saúde física do seu cavalo – Ele agradece!

2. Não estrangule o seu cavalo!

Eu já fiz muito isso, confesso! Quando nova, aprendendo a encilhar, apertava muito a barrigueira, passando do limite aceitável e meu tio sempre soltava..ainda bem! Esse hábito além de causar desconforto ao animal, pode contribuir com o aparecimento de feridas, devido ao atrito com o equipamento.

O ideal é que a barrigueira esteja firme mas não estrangulando o animal e, caso seja necessário fazer o ajuste do arreio durante o passeio, faça! É melhor do que deixar o seu cavalo desconfortável – Entenda bem, não é para deixar a sela solta, só não é necessário apertar tanto.

Foto Ilustrativa - google

3. Manta e sela adequada!

Qualquer sela serve para qualquer cavalo? Acho que a resposta ideal é - Cada sela serve para a “função” designada para esse cavalo, ou seja, para cada exercício que será feito você deve usar o equipamento correspondente já que, ele fará sua função e garantirá conforto para o animal.

O mesmo vale para as mantas, escolhidas de acordo com o peso e formato da sela, garantindo proteção e conforto para o animal.

4. Se aprume cavaleiro!

Na maioria das vezes a preocupação principal é se a postura está boa, porém, não pensando em ajudar o cavalo, mas sim, na “beleza” de estar cavalgando, a velha estética para uma boa foto!



É importante pensar que o seu peso está no lombo desse animal e ele te carregara por, no mínimo, 30 minutos. É claro que esse peso se multiplicará conforme o cansaço for chegando então, quanto mais alinhado e equilibrado com o centro de apoio do seu cavalo, melhor!





Faz algum tempo gravei esses dois vídeos dando dicas de como melhorar a sua postura e seu equilibro na hora da cavalgada.



E aí, gostaram das dicas? Eu espero que sim! Um super Beijo, Gabi Gobo.

#nogalope #vidacountry #jeitodecowboy #gabigobo

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2018 | Jeito de Cowboy por Gabi Gobo